Dicas de preparo para cada tipo de peixe

Frito, assado, grelhado, na moqueca… Confira as melhores maneiras de preparo para variados tipo de peixe!

Uma boa receita começa na escolha dos ingredientes, e pratos com peixe não são diferentes. Saber qual preparo é melhor para cada tipo de peixe faz toda a diferença. Você aproveita melhor o sabor de cada pescado e tem uma refeição deliciosa. Em geral, os peixes de água doce possuem mais gordura e têm gosto mais marcante. Já os do mar, são mais salgados, normalmente têm menos gordura e são mais leves. Então, confira algumas dicas sobre as melhores maneiras de preparar cada tipo de peixe.
Sardinha: Começamos as nossas dicas com um peixe bem popular: a sardinha. Esse peixe é muito apreciado pelos portugueses e por aqui também faz bastante sucesso. Talvez, o mais popular dos peixes entre os brasileiros, a sardinha possui um sabor forte, que é melhor aproveitado na sua forma mais tradicional de preparo: frita. Com alto teor de gordura boa e rico em ômega-3, a sardinha também pode ser grelhada, uma opção de preparo mais saudável para ajudar na sua dieta.

Robalo: Esse peixe de carne branca e delicada é um dos mais caros no mercado. Quando cozido, ele se desfaz em lascas, portanto a melhor forma de preparo é assado no forno ou na grelha, onde ele conserva o sabor e não se despedaça com facilidade. Recomenda-se também o cozimento no vapor, preservando a textura e a umidade do robalo. Lembrando que ele cozinha muito rapidamente, portanto preste atenção no tempo para que seu peixe não passe do ponto e fique muito mole.

Salmão: Queridinho dos nutricionistas e de quem quer perder uns quilinhos, o salmão é um peixe super versátil na cozinha. Um dos mais saudáveis da nossa lista, ele também é um dos peixes mais gostosos. Grelhar o salmão lentamente é uma das melhores maneiras de acentuar o seu sabor. Ele também é um dos peixes mais indicados para ser defumado. Uma última dica é não retirar a pele do salmão, pois ela mantém a forma do peixe e ajuda a não ressecar.

Truta: Um dos peixes de água doce mais saborosos é a truta. Esse peixe muitas vezes se assemelha ao salmão pela cor rosada de sua carne. Originalmente com a carne branca, a truta passa por um processo de salmonização que lhe confere essa cor mais rosada. O sabor suave da truta fica mais acentuado se assada no forno. Você também pode rechear a truta e levá-la ao forno, que fica uma maravilha!

Badejo – O badejo é um dos peixes preferidos na hora de fazer uma bela moqueca. Por ter uma carne branca mais firme, esse peixe de mar é ideal para ser utilizado em ensopados e moquecas, pois não há a preocupação do peixe se desfazer na hora do cozimento. Esse peixe possui uma carne bastante saborosa, que absorve melhor o sabor dos temperos.